Sabatina de quase quatro horas com Yago Martins no canal de Lucas Banzoli, tocada pelo chat: Yago defende a supremacia do evangelismo sobre a ação social, a não canonicidade da perícope da mulher adúltera, o fim da normatividade da lei mosaica e um diagnóstico duro da teologia na internet brasileira ("é uma vergonha eu ter um milhão de inscritos"). Matheus Fugita entra na segunda hora e discute crítica textual, sábado e adventismo; Gabriel Ennes entra nos últimos dez minutos, os dois trocam acusações pessoais, um debate sobre a grande comissão é marcado e desmarcado no mesmo minuto.
talvez
O único trecho com substância para o Bruno é a troca Fugita × Yago sobre a perícope adúltera, a inerrância e a fenomenologia do adventismo (segunda hora); o resto é sabatina de chat, e o fecho com Ennes é registro de clima da internet teológica brasileira, não material de estudo.
O que foi dito
- Yago se apresenta: pastor batista auxiliar numa periferia de Fortaleza, doze anos de canal, doutorando (a igreja o liberou para estudar), a caminho de Genebra para gravar sobre Calvino. A live nasceu de uma live anterior de Banzoli com Gabriel Ennes sobre “Calvino ditador de Genebra”: Yago pediu para entrar, o convidado “não se sentiu à vontade”, e Banzoli o convidou para uma sessão própria.
- Sobre adventismo, antes de Fugita entrar: a Igreja Adventista é “formalmente uma seita”, mas a maioria dos adventistas é “evangelical igual a gente”; Davi Caldas (Intelecto Podcast) é “o reformista do adventismo” e Rodrigo Silva “parece muito um evangélico”. O problema central para Yago é Ellen White tratada como revelação que encerra o debate teológico.
- Luiz (um ouvinte, dirigindo) cobra um corte do Instagram em que Yago disse que “não há festa nos céus quando fazemos trabalho social”. Yago explica pelo livro Do Lado Errado da História: Lucas 15 estabelece a salvação da alma como o ponto máximo da alegria divina, acima de qualquer engajamento social (teologia da missão integral e da libertação à esquerda, teologia do domínio à direita). Luiz replica com Calvino, Kuyper, Edwards e Mateus 25; Yago responde distinguindo linguagem de teologia bíblica (a ênfase da passagem) de linguagem sistemática (Deus se alegra com toda obediência). Luiz sai discordando: “não existe teologia bíblica sem sistemática”.
- Thiago (evangelista de rua) pergunta o que ficou do tempo entre moradores de rua. Yago: dependência de Cristo, teologia “para a vida real”, pregação para pessoas concretas (cita Hernandes Dias Lopes e uma frase de Olavo de Carvalho sobre o regional que se torna universal), e a confissão de que é “um acadêmico ordinário, talvez abaixo da média”.
- Política, a pedido de JJ: cristão de direita, liberal clássico “quase anarcocapitalista”, mas o Estado é criação divina (linha kuyperiana). Não é teonomista: a teonomia dos primeiros reformados é defeito de época, como o escravismo dos puritanos, e o neocalvinismo holandês (Kuyper, Dooyeweerd) aplica melhor a Reforma à vida pública. Palestrou duas vezes no MBL, nunca recebeu dinheiro de partido; Alexandre de Moraes “tinha que estar preso”.
- Crítica textual: mantém que a perícope da mulher adúltera e o final longo de Marcos não são originais nem canônicos (“consenso acadêmico”); chama de “argumento de pessoa não alfabetizada” a tese de que negar o final de Marcos compromete a inerrância, porque inerrante é o texto original. Fugita, que fez um vídeo-resposta defendendo a perícope como joanina e canônica, pergunta a reação de Yago; ele elogia o vídeo (“muito educado, muito argumentado”), diz que tem contra-argumentos “na minha cabeça” e nunca gravou resposta. Fugita distingue a crítica interna de Daniel Wallace (estilo, hapax) da posição intermediária (não joanina, mas canônica pela recepção antiga); Yago rejeita as duas e se diz “muito conservador” na redação do Novo Testamento. Fugita ainda traz Michael Kruger sobre copistas profissionais e revisão de cópias.
- Diagnóstico da teologia na internet: os eruditos brasileiros (Augusto Nicodemus, Franklin Ferreira, Jonas Madureira, Heber Carlos de Campos pai e filho, Mauro Meister) não estão no YouTube, sobram “os orelha seca”, e a cultura de debate em podcast “à distância de um soco” não constrói nada; ele legendou os debates de William Lane Craig com Bart Ehrman e prefere o formato longo. Recusa dar “o melhor argumento pelo calvinismo” ao vivo: “não é assim que se faz teologia”. Doutorado como dever de quem fala para quatro milhões por mês (Tiago 3.1).
- Lei e sábado, com Fugita e Helsing (co-apresentador, grafia incerta): nada da lei mosaica é normativo para a igreja, só didático (1Coríntios 9.9 e o boi); a lei é uma unidade, sem divisão tripartite, posição próxima da teologia da nova aliança e do aliancismo progressivo, e a igreja está sob Abraão, não sob Moisés (Gálatas). Fugita objeta que o sábado está no decálogo e remete à criação; Yago remete à série do canal. Helsing declara que está “a um passo” de se convencer do sábado.
- Adventismo com Fugita: Yago diz que grandes lideranças adventistas lhe repetiram em privado que Cristo, como Miguel, teria assumido natureza angélica antes da encarnação. Fugita responde que a citação vem da Review and Herald, não de Ellen White, e que a posição da igreja é o que consta das 28 crenças; Yago contrapõe que um movimento se avalia também pela fenomenologia da crença corrente, não só pelo documento. Luiz Eduardo (canal Teólogos) traz as categorias de James White (doutrina oficial, líderes, práxis). Fica no empate declarado: “ele tem todo o direito de estar errado”.
- Miscelânea: “portas do Hades” é morte, a igreja é corpo místico e não CNPJ; casamento homoafetivo merece estatuto jurídico próprio mas não o conceito de família, que é “filosoficamente heterossexual por ser potencialmente fecundo” (série A Nova Família); inferno eterno é a posição dele e o aniquilacionismo é “erro teológico grave”, não heresia; Brasil Paralelo agiu “de má fé” no documentário e ele não voltaria; sobre a escolástica reformada (Voetius) diz não ter nível técnico, e Fugita faz a apresentação.
- Gabriel Ennes: Banzoli lê no chat o desafio de Ennes para um debate sobre teonomia. Yago recusa (“não vou dar respeitabilidade a um cara que fez 25 vídeos me esculhambando”) e, na despedida, explica o apelido “teólogo gente boa” como “acusação pueril” de quem ignora sua década de brigas com a esquerda evangélica; após um post de Ennes dizendo que ele “arregou”, aceita debater “se a grande comissão ensina teonomia”. Ennes entra ao vivo: acusa Yago de ter movido pessoas a processar Rodrigo Mocelin (Yago nega) e de igualar abortistas a antivacinas (Yago confirma); diz que “a sua postura não é de homem”. Yago retira o aceite: “estou arregando, me arrume outro teonomista, qualquer um que não seja essa figura odiosa”. Banzoli encerra pedindo desculpas.