Radar

radar · Filosofia & teologia

Dietrich Bonhoeffer - BTCast 658

a tese

Dietrich Bonhoeffer é muito mais que "o teólogo que tentou matar Hitler"; sua trajetória (elite acadêmica alemã, precocidade, viagens que o converteram do nacionalismo/guerra justa ao pacifismo e à resistência) precisa ser lida sem hagiografia, reconhecendo pés de barro e a incerteza histórica sobre sua participação no atentado.

aprofundar

talvez

episódio biográfico bem informado e honesto (bom para pregação/ilustração sobre igreja e Estado e idolatria política), mas sem novidade exegética ou conceitual densa que justifique sessão própria para o Bruno.

O que foi dito

  • Os apresentadores (Rodrigo Bibo, Alex e o convidado Wellington Mariano, teólogo no Canadá) abrem com a pronúncia do nome e enquadram Bonhoeffer como figura complexa, não só o mártir do atentado a Hitler.
  • Mariano relata que sua primeira leitura foi a biografia hagiográfica de Eric Metaxas (“Pastor, Mártir, Profeta, Espião”) e que só ao ler “Strange Glory”, de Charles Marsh, percebeu o retrato mais humano e crítico; os três defendem a maturidade de separar contribuições e defeitos (comparam com o episódio deles “Lutero no banco dos réus” e com edições que apagaram o cigarro de C.S. Lewis).
  • Descrevem o ambiente familiar privilegiado: pai psiquiatra (cátedra) que exigia frases pensadas à mesa, ascendência materna de teólogos luteranos de Tübingen e babá pietista morávia; Bonhoeffer nasceu em 1906, perdeu o irmão na Primeira Guerra aos 18, e aos 13 anos declarou que reformaria a igreja decadente.
  • Situam o contexto no auge do liberalismo clássico alemão (Adolf von Harnack foi seu professor e lhe deu a melhor nota), destacando a precocidade: aos 21 concluiu o doutorado (duas dissertações), lia ecleticamente (Goethe, Dom Quixote, sociologia, filosofia) e era pianista; a habilitação “Ato e Ser” (1930, recém-traduzida pela Sinodal) dialoga com Heidegger e os neokantianos, propondo que só um conceito de revelação dado à igreja supera o dilema Deus-ato/Deus-ser.
  • Narram as viagens formativas (Barcelona como pastor assistente, onde ainda era nacionalista e defensor da guerra justa, comparando Alemanha a Israel; depois Roma, Londres, Cuba e sobretudo Nova York), com o pé de barro do jovem esnobe que atrasa o pastor local para turistar em Paris.
  • Nos EUA, decepcionado com o nível acadêmico (“parecem calouros”), Bonhoeffer é desafiado pelo amigo francês (Jean Lasserre, grafia incerta) a reler o Sermão do Monte e conhece as igrejas negras e a luta por direitos civis, o que corrói seu nacionalismo e o move rumo ao pacifismo, dando-lhe a chave para ver o paralelo com a questão racial ariana ao voltar à Alemanha.
  • Reconstroem 1933-1939: Hitler no poder, o “parágrafo ariano” exigindo 3/4 de sangue alemão para o pastorado, a criação de um ministério estatal da igreja e a submissão da maioria protestante; Barth (autor da Declaração Teológica de Barmen) insiste na existência teológica autônoma frente ao Estado (“não é sobre qual bispo elegeram, é sobre a alma que venderam”), e a Igreja Confessante se declara não uma nova denominação, mas a igreja verdadeira contra uma instituição apóstata, na clandestinidade.
  • Explicam por que Barth sobreviveu (voltou à Suíça) e Bonhoeffer morreu: em 1939 recusou o exílio nos EUA e retornou, infiltrando-se no Abwehr (Ministério da Defesa) com Hans von Dohnányi (cunhado) e o general Oster, num núcleo de resistência que contrabandeava documentos aos aliados e ajudava judeus a fugir; foi preso por esses crimes (não pena capital), e só foi executado quando a Gestapo achou seu nome na agenda de confiança do general, levando Hitler a ordenar pessoalmente a execução, semanas antes do fim da guerra.
  • Discutem criticamente a tese do “mal menor” e da participação no atentado: Eberhard Bethge (biógrafo, amigo e aluno) não afirma participação; só Metaxas o faz categoricamente e o filme “Bonhoeffer: A Redenção” (2024) adota essa narrativa e a politiza, o que fez a família se opor; a “Ética” (mal menor) é de 1941 e os atentados de 1943, de modo que o argumento funciona tenha ou não participado.
  • Fecham com aplicação ao Brasil: recusa aos “messias políticos” de esquerda e direita, alerta contra o apoio eclesial cego (citam 2022 e pessoas excluídas da mesa da comunhão), menção a novos documentos alemães em domínio público revelando teólogos e exegetas (como Walter Bauer, do léxico) que colaboraram com o nazismo, e indicação de bibliografia (biografia da Ultimato “Bonhoeffer para Todos”, “Strange Glory” de Marsh, “Resistência e Submissão”, o livreto “A Igreja Apoiou Hitler” de Vilibaldo).

Mais de Bibotalk

27 no radar
06/10A Importância da Igreja Local - BTCast 667aprofundar: talvez02/10O que é o Batismo pelos Mortos? - TD Talk 005aprofundar: talvez30/09O cristão e as redes sociais - Café Teológico 2026aprofundar: sim29/09A Marca da Besta - BTCast 666aprofundar: sim25/09A Importância das Escrituras - Guilherme Nunes I Seminário Igreja Sob Medidaaprofundar: talvez

todos os 27 vídeos de Bibotalk no radar →