Yago Martins sustenta que a igreja como instituição não deve ter candidato próprio, porque a autoridade pastoral é limitada e regulada pela Escritura e não alcança as escolhas intramundanas do fiel. No mesmo programa de reações, ele também discute perdão cristão a criminoso não arrependido e conselhos a maridos crentes.
talvez
porque o bloco sobre candidato de igreja oferece um argumento eclesiológico limpo e útil (autoridade pastoral regulada pela Escritura, ênfases da Escritura, igreja-instituição versus cristão-cidadão) que dialoga direto com a sensibilidade da tradição dos irmãos, mas o restante dos 31 minutos é reação solta e propaganda, então vale ir ao trecho, não ao vídeo inteiro.
O que foi dito
- O episódio é do “Teólogos do Twitter”, programa em que Yago Martins (pastor batista no Ceará, doutorando em teologia) reage ao que viraliza sobre Deus na internet, e abre com uma animação da tempestade acalmada falada em cearense.
- A primeira reação é a um colecionador que exibe uma Bíblia luterana de 1720 em alemão gótico, encadernada em couro de porco, com ilustrações por livro e os deuterocanônicos presentes (o colecionador usa isso para dizer que Lutero não retirou esses livros, e Yago observa que a presença física não é argumento sobre o cânon).
- Diante do preço de R$ 100 mil pedido pela Bíblia, Yago calcula que o valor sustentaria um missionário de salário mínimo por cerca de cinco anos e conclui que não compraria, mesmo com dinheiro sobrando, por ser item de luxo.
- Há um bloco longo de publicidade da AUVP, escola de investimentos de Raul Sena, inclusive com a ressalva de que quem vive com salário mínimo não precisa de curso de investimento.
- O núcleo do vídeo é a reação a um reel com “três motivos para votar no candidato da sua igreja”, e Yago rebate os três: o chamado político ser legítimo não implica que a instituição igreja tenha candidato, assim como ela não deveria ter banco, carteira de ações recomendada ou marca de roupa.
- Ele constrói uma escala de legitimidade no púlpito sobre dinheiro: pregar boa administração é legítimo, alertar contra pirâmide e “urubu do Pix” é legítimo, recomendar ações específicas do Banco do Brasil já não é, e indicar candidato oficial da igreja é abuso da autoridade religiosa e corrupção da missão da igreja.
- Contra o argumento de que a política afeta a igreja, ele concede o fato mas nega a inferência: Jesus, Paulo, Pedro e João viveram sob poder político hostil e nunca apontaram a conquista de influência política como garantia da vida da igreja, que se sustenta no poder do evangelho.
- Sobre o voto como “aliança com a igreja”, responde que a autoridade do pastor é regulada pela Escritura e não escolhe emprego, cônjuge, bairro, time nem candidato do membro, e que Paulo ordena oração e intercessão pelas autoridades sem ordenar forma de engajamento político, pelo que é preciso respeitar as ênfases da Escritura; ele mesmo não divulga seus candidatos, por achar que confunde a autoridade pastoral, ainda que considere legítimo outro pastor fazê-lo fora do culto.
- Na reação ao caso de 2020 em que Drauzio Varella abraçou numa prisão uma pessoa travesti depois identificada como condenada por crime gravíssimo contra criança, Yago distingue o perdão concedido no coração (possível ao não arrependido) do perdão que se concretiza, o qual depende do arrependimento, e diz que o amor de Deus difere do nosso porque concede ao pecador o próprio arrependimento; concorda com o princípio geral de misericórdia, mas nega que o cristianismo seja “o amor bobo e piegas da cultura contemporânea” e critica a reportagem por ser feita sem conhecer o crime.
- Fecha reagindo a um perfil de “verdades óbvias para maridos crentes”: acrescenta que divisão desproporcional do trabalho externo implica divisão desproporcional do doméstico, endossa que pai não é “rede de apoio” e que terceirizar a fé do filho à igreja de domingo é falha do pai, e critica a ideia de “última palavra”, porque líder (de casa ou de igreja) que precisa impor autoridade com frequência já está liderando mal.