a tese
Yago Martins (pastor batista, doutorando no Fuller) lê a decisão do Supremo Concílio da IPB (2026) que proíbe diaconisas e, respeitosamente, discorda: sustenta que há base bíblica sólida (1Tm 3,11 e Rm 16,1, Febe) para o diaconato feminino, ainda que concorde com a IPB quanto à vedação do pastorado feminino.
aprofundar
talvez
o núcleo exegético (1Tm 3,11, Febe em Rm 16,1, Schreiner/Mounce, Plínio) é sério e do interesse do Bruno, mas o formato é live improvisada e diluída em publicidade e leitura de comentários, então rende mais como análise avulsa do que como sessão.
O que foi dito
- Abre a live comentando a decisão do Supremo Concílio, com apresentação do canal e publicidade (Instituto Chef de Teologia, Insider), e enquadra a IPB como a principal referência reformada do Brasil, digna de ser lida e questionada mesmo por batistas.
- Lê o documento da IPB: a Constituição (art. 25, §2) restringe o oficialato a homens maiores de 18 anos civilmente capazes, o diaconato é oficialato, e a maioria absoluta dos presbitérios já se manifestou contra diaconisas, alegando falta de fundamentação bíblica na hermenêutica reformada.
- Yago concentra sua discordância exatamente na premissa de que a hermenêutica reformada sustentaria a vedação, e nota que a decisão é um documento formal pouco fundamentado (não um tratado teológico), respondendo a acusações de que ele só lê o documento para vender seu livro “Igrejas que calam mulheres”.
- Observa que o art. 83, alínea X faculta designar “mulheres piedosas” para cuidar de enfermos, presos, viúvas e órfãos (trabalho materialmente diaconal), mas a IPB proíbe chamá-las de diaconisas; para ele é “dos males o menor”, pois as mulheres servem mas perdem o reconhecimento oficial do seu trabalho.
- Argumenta que negar diaconisas não é necessariamente machismo se a decisão for balizada escrituristicamente, distinguindo isso de machismo real (cita J. Adams e John Street, na órbita de John MacArthur, mandando mulher permanecer apanhando em casa como “missionária perseguida”).
- Lê um trecho do próprio livro fundamentando o diaconato feminino em 1Tm 3,11 (o “de igual modo”, com Thomas Schreiner lendo como continuação da lista de diáconos, não esposas, já que não se fala das esposas dos presbíteros) e em Rm 16,1, onde Febe é chamada diácona de Cencreia.
- Aciona vários comentaristas (Schreiner, um “Benjamin”, Robert Mounce e outros) e o paralelo da carta de Plínio, o Jovem, a Trajano (duas cristãs chamadas “ministrae”), para sustentar que Febe ocupava um ofício e que diaconisas existem desde a igreja primitiva.
- Elogia a cláusula da IPB que veda rediscutir a matéria sem fatos novos ou mudança nos fundamentos bíblico-confessionais, mas mantém sua leitura divergente do NT; ressalva que, em eclesiologias onde o diácono é liderança/diretoria (várias batistas), diaconisa equivaleria a pastorado feminino, o que ele rejeita.
- No Q&A distingue pregação (papel de todo cristão, inclusive mulheres) de funções presbiterais e “púlpito cotado ao pastorado” (vedadas a mulheres), reafirmando que o diaconato é serviço e não autoridade sobre a igreja, e defende que o conceito de diaconato seja reajustado nessa direção.