Radar

radar · Política & notícias

A Odisseia e o fascínio da literatura grega, por especialista da USP

a tese

A professora Juliana Raguza (USP, Letras Clássicas, prêmio Jabuti) explica por que a literatura grega antiga continua viva, argumentando que a Odisseia e os deuses gregos são obras profundamente humanas, e defende a "recepção dos clássicos" como o movimento que mantém essas obras em circulação; a entrevista usa o filme Odisseia de Christopher Nolan como gancho, mas permanece introdutória.

aprofundar

talvez

Boa síntese de contexto histórico-cultural e exposição sólida sobre Afrodite e a condição da mulher grega, mas introdutória e sem grego no texto; vale ao Bruno mais pelas indicações bibliográficas (guias de leitura, "Lira grega", tradução de Safo) do que pelo conteúdo exegético.

O que foi dito

  • A entrevistada é Juliana Raguza, doutora em Letras Clássicas com foco em poesia grega antiga, professora da USP há 22 anos, premiada com o Jabuti pela tradução de Safo de Lesbos.
  • Sobre a longevidade da literatura grega, sustenta que são “boas histórias muito bem contadas” sobre experiências humanas universais (êxito e ruína, perda, aventura, mortalidade na guerra), e que a cultura grega serviu de base à latina, com o “filtro romano” transmitindo essas obras ao Ocidente.
  • Sobre a Odisseia, destaca a sofisticação técnica narrativa: múltiplos tempos e espaços, não linearidade, dois planos narrativos simultâneos (“enquanto isso em Ítaca, enquanto isso no mar”) e uso de flashback, recursos que a linguagem audiovisual moderna herdou.
  • Insiste que o épico é humano: a epopeia é o canto dos grandes feitos de grandes homens, e a presença dos deuses só indica quão excepcionais são esses humanos; recusa a leitura por “arquétipos” (que atribui à recepção psicanalítica) em favor de personagens como pessoas.
  • Faz exposição densa sobre Afrodite (tema de seu primeiro livro premiado): no mundo grego não é apenas a deusa do amor romântico, mas de Eros como desejo sexual e sedução (o desejo “entra pelos olhos”), protetora dos navegantes que acalma o mar e, mais tarde, deusa do consenso no domínio jurídico.
  • Sobre o olhar feminino nas releituras (cita provável Margaret Atwood, distorcida pela legenda), enquadra tudo na “recepção dos clássicos”, linha de pesquisa que ajudou a estabelecer na pós da USP, vendo com bons olhos a atualização das obras, com ganhos e perdas conforme cada realização.
  • Sobre a condição da mulher grega, corrige a generalização: a Atenas democrática do século V a.C. é só um recorte de uma Grécia fragmentada em póleis desde c. 800 a.C.; em Esparta as mulheres tinham muito mais agência que em Atenas, com a casa como espaço feminino.
  • Sobre o filme (Nolan, quase 3 horas), avalia que um blockbuster beneficia o clássico, relata que a venda de traduções da Odisseia aumentou muito, e observa que o cinema faz recortes concisos que a literatura não precisa fazer.
  • Autores e obras citados: Homero (Ilíada e Odisseia); Safo de Lesbos; Orfeu e Eurídice; Antígona; a Vênus de Milo; e seus próprios livros: guias de leitura da Ilíada e da Odisseia, o livro sobre Afrodite, a antologia de Safo e a “Lira grega” em parceria com Rafael Brunhara (editora Âyiné/Ateliê, grafia incerta na legenda).

Mais de Meio

255 no radar
10/10A esquerda consegue virar o placar? | De Tédio a Gente Não Morreaprofundar: talvez09/10Suposto áudio de Vorcaro e a polêmica do filme sobre Lulaaprofundar: não09/10Quem entende melhor a Classe C? | Ponto de Partidaaprofundar: talvez09/10Nikolas e Ana Elisa em batalha, militâncias de Lula e Flávio espalham mentiras | Central Meioaprofundar: não09/10Datafolha: Flávio tem 52% e Lula, 48% dos votos válidosaprofundar: não

todos os 255 vídeos de Meio no radar →