Radar

radar · Política & notícias

Caso UFRJ e a violência política | Ponto de Partida

a tese

O espancamento coletivo de um estudante na UFRJ por colegas que o acusavam de nazismo é, para Pedro Doria, um ato de extremismo de esquerda que espelha a mesma lógica do bolsonarismo: justiçamento em lugar de debate, e a equiparação de ideias com crimes.

aprofundar

talvez

o quadro histórico iluminista e o argumento sobre quem dita a lista de palavras proibidas têm substância, mas o vídeo é essencialmente comentário jornalístico de opinião, não análise primária, e o Bruno já domina esses argumentos liberais clássicos.

O que foi dito

  • Pedro Doria abre citando comentário de um leitor (identificado na legenda como “Ver Ribeiro”, grafia incerta) que descreve o cenário atual: esquerda e direita se retroalimentam sem projeto, apenas para gritar que o outro é monstro, enquanto a classe política desidrata a democracia.
  • O caso: estudante de história da UFRJ foi espancado coletivamente por colegas alegando que ele fazia apologia do nazismo; os primeiros vídeos publicados pelos alunos do IFIX (grafia incerta) citavam apenas “ele é nazista”; a narrativa da injúria racial (“me chamou de macaco”) surgiu somente horas depois, quando apareceu imagem mostrando que o broche do estudante era uma suástica cruzada, símbolo antinazista.
  • Doria aplica o conceito de linchamento a partir dos estudos do sociólogo José de Souza Martins (USP): a dinâmica coletiva dilui a responsabilidade individual (“nunca é o meu chute”), parte da convicção de estar promovendo justiça, e frequentemente termina em morte; a fronteira entre espancamento coletivo e linchamento é tênue.
  • O argumento central: nenhum professor de sociologia ou filosofia, diante do espancamento de um menor de morro que cometeu um crime real, adicionaria “mas ele começou” como atenuante; a mesma coerência intelectual deve ser exigida aqui, independentemente da simpatia pelo alvo.
  • Doria critica a equiparação progressista entre ofensa e crime: se palavras são agressões físicas, qualquer espancamento pode ser legitimado como resposta a algum crime, abrindo uma lista de “palavras proibidas” que, num país de maioria conservadora, será ditada pela direita, não pela esquerda.
  • O risco prático: criminalizar ideias não as elimina; empurra a radicalização para lugares opacos onde os argumentos não podem ser rebatidos publicamente, o que facilita o recrutamento e dificulta a identificação de quem se radicaliza.
  • O quadro histórico: Doria situa o debate no pacto iluminista dos séculos 17-18, quando a Europa saiu das guerras religiosas (cita a Noite de São Bartolomeu e o filme “Rainha Margô”) ao aceitar que ideias se combatem com ideias, não com violência; democracias liberais são o resultado desse pacto, e ele está sendo rompido nas duas pontas do espectro.
  • Diagnóstico final: o que ocorreu na UFRJ é o bolsonarismo de esquerda, a extrema esquerda mostrando a mesma estrutura de tribunal sumário, condenação e execução da pena que ela atribui à extrema direita; a resposta correta a um aluno com interesse em ideias nazistas dentro de um campus de história é dar aula, não espancar.
  • Doria se declara “liberal progressista” preocupado com o surgimento de uma extrema esquerda dentro das universidades públicas brasileiras, paralela ao bolsonarismo que a esquerda combateu, e chama as universidades a combater o faccionismo que está se instalando.

Mais de Meio

255 no radar
10/10A esquerda consegue virar o placar? | De Tédio a Gente Não Morreaprofundar: talvez09/10Suposto áudio de Vorcaro e a polêmica do filme sobre Lulaaprofundar: não09/10Quem entende melhor a Classe C? | Ponto de Partidaaprofundar: talvez09/10Nikolas e Ana Elisa em batalha, militâncias de Lula e Flávio espalham mentiras | Central Meioaprofundar: não09/10Datafolha: Flávio tem 52% e Lula, 48% dos votos válidosaprofundar: não

todos os 255 vídeos de Meio no radar →