Radar

radar · Filosofia & teologia

Tragédias e fim dos tempos.

a tese

A propósito da avalanche no Nepal e Tibete, Rodrigo Bibo critica duas reações cristãs típicas a tragédias (o juízo cruel contra "idólatras" e a leitura de que catástrofes são sinais do fim) e defende que a marca do fim é a ressurreição de Cristo, não a próxima manchete.

aprofundar

sim

tratamento escatológico sóbrio e bíblico (início das dores contra marca do fim, ressurreição como relógio) que dialoga bem com os interesses do Bruno e rende conversa.

O que foi dito

  • Repudia comentários de cristãos (“Buda não salvou”, “Deus punindo a idolatria”) como bílis teológica que envergonha o evangelho e nada evangeliza; lembra que, aplicada a régua, ninguém fica de pé.
  • Modelo bíblico diante da tragédia é Atos 11 (profecia de Ágabo sobre a fome, a que a igreja responde levantando recursos) e Atos 17 (Paulo em Atenas anuncia juízo sem xingar).
  • Contra a escatologia do medo (que ele apelida “escatologia do cagaço”), argumenta que guerras e catástrofes são “início das dores” (Marcos 13, Mateus 24), não a marca do fim; o tempo do fim começou na ressurreição e no derramamento do Espírito (Atos 2).
  • Admite usar o juízo vindouro como apelo evangelístico (2Pedro 3, discurso no Areópago), mas não em cima de postagens de tragédia, sob pena de pintar um Deus vingativo.
  • Cita Lucas 13 (torre de Siloé) para mostrar que Jesus vira o dedo apontado de volta (“vocês não são melhores”); menciona o próprio livro “Que roupa usar para o fim do mundo”.

Mais de Bibotalk

27 no radar
06/10A Importância da Igreja Local - BTCast 667aprofundar: talvez02/10O que é o Batismo pelos Mortos? - TD Talk 005aprofundar: talvez30/09O cristão e as redes sociais - Café Teológico 2026aprofundar: sim29/09A Marca da Besta - BTCast 666aprofundar: sim25/09A Importância das Escrituras - Guilherme Nunes I Seminário Igreja Sob Medidaaprofundar: talvez

todos os 27 vídeos de Bibotalk no radar →