a tese
No "Ponto de Partida", Pedro Doria argumenta que o espancamento de um estudante na UFRJ e o manifesto de 254 educadores em apoio aos agressores expõem a "extrema esquerda" brasileira como espelho da extrema direita: um julgamento sumário travestido de antifascismo.
aprofundar
talvez
É comentário político-moral bem construído sobre linchamento virtual, devido processo e a lógica da turba, tema que interessa ao Bruno pela dimensão ética; não é teológico, mas pode render como análise avulsa sobre justiçamento e responsabilidade moral.
O que foi dito
- Doria abre lendo o manifesto de 254 assinantes (185 professores ativos da UFRJ) que trata Diego Costa da Silva Araújo, o estudante espancado, como “neonazista” e lhe imputa três crimes (apologia ao nazismo, lesão corporal, injúria racial).
- Contra-argumenta juridicamente: acusar falsamente de crime é calúnia (art. 138); a apologia ao nazismo (Lei 7716/1989) exige provar intenção de fazer propaganda, e o bóton com suástica que Diego usava era satírico/antinazista (suástica barrada por proibição).
- Apela ao conceito de Estado democrático de direito (igualdade perante a lei, devido processo, direito à defesa e à prova) e pede que se assista aos seis vídeos íntegros do episódio, sem cortes ou pixelização.
- Reconstrói a cena pelos vídeos: Diego arrancado da sala, sem defesa de professora ou segurança, acuado num corredor sob gritos de “fascista”, empurrado escada abaixo, agarrando-se aos agressores para não cair; a acusação de injúria racial só surgiu 24 horas depois, sem prova.
- Cita 53 capturas de tela do grupo de WhatsApp do centro acadêmico com mensagens de celebração da violência (fantasias de quebrar dentes no meio-fio, referência à cena de “A Outra História Americana”), lendo nelas a perversidade de quem quer emular um nazista de cinema sob proteção retórica antifascista.
- Nomeia o rito como fascista (escolhe um, acusa, acua, espanca, depois se faz vítima) e define extremismo como quem se coloca fora das soluções do Estado democrático de direito.
- Evoca ex-reitores da UFRJ (Manuel Maurício, ele próprio vítima de julgamento sumário e tortura; Pedro Calmon barrando a PM em 1968) para contrastar com a universidade atual.
- Fecha com o posicionamento editorial do Meio: não fechar os olhos nem ao extremismo de esquerda nem ao golpismo bolsonarista, defender o regime, não a opinião popular.