Radar

radar · Política & notícias

Trend dos anos 80: O passado que a IA romantiza | De Tédio a Gente Não Morre

a tese

Partindo da trend em que a IA coloca pessoas em fotos das décadas de 1950-1980, o programa contrasta a nostalgia estética com a condição jurídica real da mulher casada brasileira nessas épocas, argumentando que a autonomia atual foi conquista recente e árdua, não herança natural.

aprofundar

talvez

jornalismo bem-apurado e relevante para a leitura de gênero e direito no Brasil, mas é tema civil/histórico sem ângulo teológico direto; interessa ao Bruno mais como panorama cultural do que como material de estudo.

O que foi dito

  • A apresentadora usa a moda dos filtros vintage como gancho: divertido provar o figurino do passado, mas e se a IA obrigasse a “engolir” também as leis de cada década?
  • Nos anos 1950, o Código Civil classificava a mulher casada como “relativamente incapaz”, no mesmo grupo de maiores de 16 e menores de 21 anos; ela precisava de autorização do marido para trabalhar, abrir conta, aceitar herança ou entrar na justiça, e o marido era o “chefe da sociedade conjugal” que definia o domicílio.
  • Destaca a cláusula do “defloramento da mulher ignorado pelo marido” como causa de anulação do casamento, dispositivo que sobreviveu até o Código Civil de 2002.
  • Só em 1962, com o Estatuto da Mulher Casada (Lei 4.121), a mulher deixou de ser relativamente incapaz e passou a poder trabalhar e administrar o próprio dinheiro sem licença do marido, embora ele continuasse chefe e administrador dos bens.
  • Nos anos 1970, apesar da revolução sexual, não havia divórcio: até 1977 só existia o desquite, que separava corpos e bens sem dissolver o vínculo; “desquitada” carregava estigma e chegava a impedir aluguel em prédios do Rio e de São Paulo.
  • A Lei do Divórcio de 1977 permitia divorciar uma única vez, restrição derrubada só pela Constituição de 1988; o adultério ainda era crime e o casamento indissolúvel enquanto se dançava a revolução sexual.
  • Relata o assassinato de Ângela Diniz por Doca Street em Búzios (dezembro de 1976): no primeiro júri (1979) a defesa da “legítima defesa da honra” rendeu pena suspensa de dois anos; a revolta gerou a campanha “Quem ama não mata” e um segundo júri (1981) o condenou a 15 anos.
  • Argumenta que a igualdade só se tornou real na Constituição de 1988: as cartas anteriores já diziam que todos eram iguais sem distinção de sexo, mas a igualdade genérica convivia com um Código Civil que subordinava a esposa ao marido; foi preciso o art. 5º e o art. 226 nomearem a mulher e enterrarem o “chefe de família”.
  • Conta o episódio do “lobby do batom”: das 559 constituintes de 1986, 26 eram mulheres (uma única negra, Benedita da Silva); elas assumiram o apelido pejorativo, articularam-se de forma suprapartidária em torno da Carta das Mulheres Brasileiras aos Constituintes e aprovaram cerca de 80% de suas 3.321 emendas, incluindo licença-maternidade de 120 dias.
  • Fecha lembrando conquistas ainda mais tardias (pátrio poder virou poder familiar só em 2002; adultério deixou de ser crime em 2005; a tese da legítima defesa da honra só foi declarada inconstitucional pelo STF em 2023) e emenda um bloco publicitário da pesquisa Meio/Ideia às vésperas da eleição Lula x Flávio Bolsonaro.

Mais de Meio

255 no radar
10/10A esquerda consegue virar o placar? | De Tédio a Gente Não Morreaprofundar: talvez09/10Suposto áudio de Vorcaro e a polêmica do filme sobre Lulaaprofundar: não09/10Quem entende melhor a Classe C? | Ponto de Partidaaprofundar: talvez09/10Nikolas e Ana Elisa em batalha, militâncias de Lula e Flávio espalham mentiras | Central Meioaprofundar: não09/10Datafolha: Flávio tem 52% e Lula, 48% dos votos válidosaprofundar: não

todos os 255 vídeos de Meio no radar →