Radar

radar · Filosofia & teologia

Is Online Apologetics Poisoning Our Souls?

a tese

Gavin Ortlund dá dez conselhos a quem faz apologética na internet, partindo do diagnóstico de que as plataformas premiam justamente os vícios opostos às bem-aventuranças e, na apologética, alimentam vícios que se sentem como virtudes.

aprofundar

talvez

porque é pastoral e não argumentativo, mas o par diagnóstico (vício disfarçado de virtude) mais a leitura de Judas 3 rende conversa direta sobre teologia de internet no meio brasileiro.

O que foi dito

  • Abre com a imagem do sapo na panela: ninguém decide um dia virar uma pessoa ansiosa e raivosa, isso se instala devagar, e ele passou a ver gente tão irritada com polêmicas online que já não consegue orar nem ler a Bíblia.
  • Primeiro ponto, recusa o remédio radical: prescrever desconexão total para todos seria legalismo, e a pergunta certa não é se a internet é má, mas que cultura está me formando.
  • Segundo ponto, o centro do vídeo: as redes prendem atenção por meio de vícios, X pela ira e pelo desprezo, Instagram e Facebook pela inveja, luxúria e vanglória, e ele parodia o Sermão do Monte (“bem-aventurados os indignados, porque serão ouvidos”, “bem-aventurados os sarcásticos, porque vencerão”).
  • Aplica isso à apologética: dá para ter ódio no coração e chamar aquilo de zelo pela verdade, gostar de ver alguém humilhado e chamar aquilo de expor o erro, amar o aplauso da vitória e chamar aquilo de obra de Deus.
  • Lista sinais de alerta concretos: pensar em discussões enquanto ora, checar compulsivamente as respostas, ler teologia já procurando munição, e o pior deles, vida teológica em expansão com vida espiritual estagnada.
  • Recomenda pausas em três ritmos (diária depois de certo horário, semanal de sábado à noite ao domingo, anual, ele ficou julho inteiro fora), além de silenciar pessoas e deslogar, sem vergonha da dificuldade, já que os aparelhos são desenhados para viciar.
  • Contra a identidade teológica online mais robusta que o serviço na igreja local, invoca Thomas Chalmers e o “poder expulsivo de uma nova afeição”: substituir, não apenas cortar, com serviço na igreja, amizades encarnadas, xadrez com o vizinho, frisbee com o filho.
  • Defende teologia devocional acima da polêmica, lendo Judas 3 ao contrário do uso corrente (Judas queria escrever sobre a salvação comum e só por necessidade escreveu para contender), e remete aos puritanos e a Tomás de Kempis.
  • Prega a liberdade de não saber e de perder discussões: não é preciso responder a toda crítica nem ter a última palavra, melhor parecer derrotado aos espectadores do que pecar diante de Deus (Mateus 5:22, “quem disser ‘tolo’”), e cita inteira a estrofe de “An Apologist’s Evening Prayer”, de C. S. Lewis, sobre as vitórias aparentes e a esperteza exibida em favor de Deus.
  • Fecha com o ponto que diz ser o mais importante: a apologética fica carregada quando lhe pedimos justificação, e ninguém é justificado por acerto teológico, mas pelos méritos de Cristo, o que inclui a oração adequada depois de vencer um debate (“Jesus, salva-me”).

Mais de Gavin Ortlund

15 no radar
05/10How Can Christians Disagree Better?aprofundar: não30/09Should Christians Argue For Their Faith Differently Now?aprofundar: talvez21/09The Reliability of the Fourth Gospel (This Is Huge)aprofundar: sim14/09Praying to Saints: Defending the Protestant Viewaprofundar: sim08/09Why God Gave You Spiritual Giftsaprofundar: talvez

todos os 15 vídeos de Gavin Ortlund no radar →