Radar

radar · Filosofia & teologia

Should Christians Argue For Their Faith Differently Now?

a tese

Gavin Ortlund defende que a apologética continua necessária em 2026 e propõe cinco deslocamentos de método: argumentar a partir do anseio humano, em moldura narrativa e cumulativa, com peso histórico além do filosófico, tratando bondade e beleza e não só verdade, e mirando plausibilidade em vez de certeza. O vídeo é também a apresentação do livro dele, "Why Christianity Makes Sense", lançado na semana da gravação.

aprofundar

talvez

o conteúdo apologético é conhecido, mas o enquadramento vale para o Bruno por outra via: é um caso bem articulado de apologética voltada para dentro da igreja e de argumentação abdutiva e cumulativa, e o uso de Balthasar sobre beleza e a defesa da profecia cumprida como inferência à melhor explicação dariam boa conversa com o material de filosofia da religião que ele já acompanha.

O que foi dito

  • Primeira razão para argumentar: é o que a igreja sempre fez. Cita os padres (desígnio do universo e profecia cumprida), os medievais (contingência e argumento ontológico) e Pascal (milagres, testemunho ocular, e o que ele chama “argumento a partir da condição humana”, seu projeto de pesquisa para 2027).
  • Ancora isso em Paulo em Atos: ele não apenas proclama, raciocina, em sinagogas e em contextos pagãos, no Areópago (Atos 17) e na escola de Tirano, e pergunta ao ouvinte qual é hoje o seu Areópago, o lugar de visibilidade pública em que se argumentaria pelo evangelho.
  • Segunda razão: Deus usa argumentos, tanto para convencer quanto para fortalecer. Narra a conversão de Sheldon Vanauken em “A Severe Mercy”, em que os livros de C. S. Lewis removeram obstáculos sem produzir a decisão, que veio quando a esposa Davey, recém-convertida, sussurrou “please believe”.
  • Sustenta que mais de 70% do trabalho apologético dele serve a cristãos, não a incrédulos, e apoia-se em “The Great Dechurching” (Jim Davis e Mike Graham) para os números: cerca de 40 milhões de pessoas, 15% da população dos EUA, deixaram de frequentar igreja entre 1990 e 2020, e os sem religião passaram de cerca de 5% para 30%.
  • Acrescenta que a tendência desacelerou desde 2020 (cristãos estáveis entre 60% e 64% dos adultos, sem religião em torno de 30%) e lê isso como janela favorável para evangelismo e apologética.
  • Terceira razão: argumento toca mente e coração. Conta que fez a tese doutoral sobre o “Proslogion” de Anselmo e que releu o argumento ontológico antes do diálogo com Joe Schmid; diz que jamais o usaria para arrastar alguém do ateísmo ao teísmo, mas que o argumento elucida o conceito de Deus e o leva à adoração.
  • Primeira recomendação prática: falar ao “ache”, o anseio humano. Retoma Pascal (as duas questões últimas são sentido e morte) e afirma que, quando ninguém pensa nessas questões, a apologética é como alimentar criança sem fome; por isso o livro abre com o motivo do anseio e fecha cada argumento com sua implicação afetiva (o exemplo da caverna, para a contingência).
  • Segunda: usar os argumentos narrativamente, em cadeia cumulativa. Alega três vantagens: encaixe de peças (contingência para ajuste fino), mais espaço para tratar o problema do mal e o da ocultação divina, e caráter convidativo (“veja se isso ressoa”) em vez do “aceite ou recuse” da proposição isolada.
  • Terceira: recuperar argumentos históricos, com destaque para a profecia cumprida, que ele trabalha de modo abdutivo (inferência à melhor explicação, coerência do arco de promessa e cumprimento em Isaías 53 e Daniel 9) e não como lista de 500 predições verificadas.
  • Quarta: os transcendentais. Cita Hans Urs von Balthasar, para quem no mundo moderno a verdade sem beleza perde força (“as provas da verdade perderam sua coerência”; silogismos que já não cativam ninguém), e diz ter dedicado dois capítulos à escravidão e à violência na Bíblia porque, para muitos, a pergunta não é se o cristianismo é verdadeiro, mas se é bom.
  • Quinta: mirar plausibilidade, não certeza. Os onze primeiros capítulos do livro visam levar o leitor a 50% ou mais de probabilidade, o suficiente para tornar acionável o capítulo 12, sobre a aposta de Pascal; ele critica a apologética que faz o discordante parecer estúpido ou obstinado e lembra que a fé é difícil também na Bíblia.
  • Fecha com 1 Pedro 3:15 (mansidão e respeito), o aviso de que quem não sente amor não ouve a mensagem, e um apelo direto ao ouvinte em dúvida, com Tiago 4:8 e Jeremias 29:13.

Mais de Gavin Ortlund

15 no radar
05/10How Can Christians Disagree Better?aprofundar: não24/09Is Online Apologetics Poisoning Our Souls?aprofundar: talvez21/09The Reliability of the Fourth Gospel (This Is Huge)aprofundar: sim14/09Praying to Saints: Defending the Protestant Viewaprofundar: sim08/09Why God Gave You Spiritual Giftsaprofundar: talvez

todos os 15 vídeos de Gavin Ortlund no radar →