a tese
Trent Horn, apologista católico, elogia três forças do evangelicalismo norte-americano (pré-evangelização, identidade religiosa substantiva e compromisso doutrinário) e argumenta que católicos deveriam imitá-las, sem deixar de apontar que o mesmo zelo doutrinário, desligado da tradição, produz erro.
aprofundar
talvez
a explicação do viés de autosseleção do rótulo religioso é boa e transferível para o debate brasileiro sobre estatística evangélica, mas o resto é apologética de casa, sem novidade teológica.
O que foi dito
- Abre reconhecendo a caricatura corrente do evangélico (máquina de fumaça, música de “Jesus namorado”, teologia rasa) para dizer que a cultura evangélica tem forças que católicos e protestantes históricos podem aprender.
- Primeira força, a pré-evangelização: o termo vem do jesuíta Alfonso Nebreda e foi usado por Paulo VI como evangelização inicial e incompleta, que inclui arte, ciência, filosofia e apelo aos sentimentos humanos, isto é, construir confiança antes de anunciar o evangelho.
- Dá exemplo pessoal: enquanto a esposa fazia tratamento de câncer em Dallas, levou os filhos ao parquinho coberto gratuito da Prestonwood Baptist Church, deixou o e-mail e foi convidado ao culto semanas depois; cita também festivais, palestras comunitárias e mala direta como estratégia evangélica.
- Contrapõe o quadro católico e mainline: paróquias que não retornam a ligação de quem quer se converter, e denominações mainline reduzidas a clubes sociais envelhecidos, com exemplo de uma igreja canadense procurando temas cristãos em episódios dos Simpsons.
- Admite o lado escuro da prática evangélica, o “roubo de ovelhas” entre igrejas não denominacionais, e reconhece, com bom humor, que a falta de acolhimento católica foi o que o atraiu, por ser introvertido.
- Segunda força, identidade: comenta postagem de Allie Beth Stuckey e traz números do PRRI (27% dos protestantes evangélicos brancos apoiam aborto legal, contra 68% dos mainline e 62% dos católicos) e do Pew de 2024 (36% de evangélicos apoiam casamento entre pessoas do mesmo sexo, contra 70% de católicos e 71% de mainline).
- Explica a diferença como viés de autosseleção do rótulo: “católico”, “presbiteriano” ou “luterano” carregam etnia, herança e cultura, enquanto “evangélico” designa quase só crença atual, de modo que quem deixa de crer deixa de usar o rótulo e vira “cristão liberal” ou “ex-evangélico”; cita PRRI de novo (72% dos evangélicos brancos dizem que a identidade religiosa é das mais importantes da vida, contra 32% de católicos e 24% de mainline).
- Corrige a comparação pelo recorte de frequência: Pew de 2022 mostra que católicos de missa semanal são quase tão pró-vida quanto evangélicos brancos, embora outras pesquisas ainda favoreçam os evangélicos semanais.
- Terceira força, doutrina acima de instituição: contrasta Redeemed Zoomer, que defende permanecer em igreja mainline mesmo herética (com o exemplo de Atanásio, que não fundou igreja própria no deserto), com Gavin Ortlund, que prefere “adorar Jesus num esgoto com ortodoxia a numa catedral com heresia”; Horn concorda com Ortlund e cita a advertência de Francisco ao Caminho Sinodal alemão.
- Fecha com a contrapartida: o mesmo compromisso doutrinário sem tradição gera erro, e dá como exemplo William Lane Craig, que nega a vontade humana de Cristo e a geração eterna do Filho, além da prevalência da teologia da prosperidade; recomenda “Return to Rome”, de Francis Beckwith.