a tese
Corte do Central Meio de 05/10 em que Christian Lynch, Pedro Doria e Flávia Tavares diagnosticam o desempenho de Lula: uma esquerda que repete fórmulas para uma sociedade que não existe mais, com arrogância em relação ao centro e ao eleitor de baixo, e uma militância que reage à derrota procurando culpados.
aprofundar
não
É recorte do programa inteiro, já registrado no radar; o argumento completo (Estado para empresa grande × multidão de empresas pequenas, "país católico × país protestante") está lá.
O que foi dito
- Lynch nomeia um “problema de inteligibilidade”: boa parte da esquerda não vê a mudança de perfil do eleitorado desde 2014, produzida justamente pelos governos FHC e Lula, que ampliaram o horizonte de aspiração de quem antes só precisava de três refeições.
- Políticos de sucesso ficam presos a rotinas institucionais que pressupõem a sociedade de vinte anos atrás; somam a isso a arrogância de quem já ganhou várias eleições e trata o centro (o eleitor de Tebet) como inimigo existencial, deixando a Frente Ampla de lado.
- Doria lê um comentário que resume o que vê nas redes: “a classe C é fascista, quero ver Uber e motoboy passando fome”, e responde que essa é a cara da esquerda no Brasil e o caminho mais curto para entregar a presidência a Flávio.
- Flávia descreve a reação da militância pelos cinco estágios do luto: a negação começou antes da eleição (campanha de “legado” num país que não quer celebrar Lula); agora é a raiva, que procura culpados fora do próprio campo, como a proibição das bets.
- Ela alerta que culpar o eleitor de classe C “que deveria ser o mais grato” é culpar a vítima; ninguém ganha eleição dizendo “você é burro, mas se votar em mim eu te ajudo”.
- Doria responde a quem pergunta o que faltou além de MEI, isenção de IR e Bolsa Família, retomando Miguel Lago: o Brasil vive um processo revolucionário há oito anos, e a única força contrarrevolucionária tem sido o Judiciário.
- Compara com 1930: a Primeira República criou classe média urbana e classe operária e não soube reconhecê-las; Getúlio reorganizou o Estado para elas. A Nova República criou a classe C evangélica de periferia e o agro, e o Estado continua desenhado para outra sociedade.