a tese
Luiz Sayão sustenta que a proibição de tatuagem em Levítico 19 é contextual (marcas pagãs ligadas ao culto aos mortos na Canaã idólatra), não uma lei atemporal, e que a tatuagem em si é moralmente neutra, devendo ser avaliada pela motivação individual e pelo significado social.
aprofundar
talvez
Sayão modela bem a hermenêutica de "princípio por trás do texto" que interessa ao Bruno, mas o vídeo é de aconselhamento popular; renderia mais como exemplo de método do que como conteúdo novo.
O que foi dito
- Abre com um personagem caricato (um sujeito das “quebradas” que se aproximou da fé e descobriu que o amigo condena suas tatuagens), recurso cômico para introduzir o tema.
- Faz um panorama antropológico: tatuagem existe desde a pré-história e cumpre funções estética, de pertencimento social (grupos, inclusive marginais) e de expressão individual, às vezes com valor quase terapêutico para elaborar dores.
- Propõe analisar qualquer realidade em três níveis: a coisa em si, a relação dela com quem a usa e seu significado no grupo social; aplicado à tatuagem, o desenho em si não é bom nem mau.
- Interpreta Levítico 19 pelo princípio de que um texto traz uma regulamentação ligada a um cenário: aqui, “por causa dos mortos”, ou seja, tatuagem com sentido de paganismo politeísta e idólatra; por isso o tema não reaparece no restante do Antigo Testamento nem no Novo, e Jesus nunca o menciona.
- Aplica 1Coríntios (“todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm”) e Romanos 14: a decisão é de consciência individual, quem fez não deve desprezar quem não fez e vice-versa, cada um dará contas a Deus.
- Pondera o peso do significado social conforme o ambiente (no Japão a tatuagem associa-se ao crime; no Havaí surfista o estranho é quem não tem), e ressalva que há tatuagens ofensivas (suástica, imagens de violência) que não são neutras.
- Faz apelo pastoral para que comunidades acolham convertidos de corpo marcado sem julgamento, e para que os tatuados suportem com maturidade os olhares que receberão.