Radar

radar · Filosofia & teologia

Will AI & Science Make God Obsolete? | Christian vs Humanist Scientists

a tese

Num debate sereno gravado numa escola de Aylesbury, um físico matemático cristão (Durham, quantum gravity/string theory) e um biofísico humanista (UCL, pesquisa em câncer) discutem se ciência e tecnologia tornarão a religião obsoleta até 2100; ambos concordam que o impulso humano por sentido persiste, divergindo sobre se ele aponta para uma verdade transcendente ou é apenas um produto evolutivo/humano.

aprofundar

talvez

o conteúdo é competente mas introdutório (público de estudantes secundaristas) e o Bruno já domina os argumentos-chave (Plantinga EAAN, Penrose-Lucas-Gödel, autorrefutação do naturalismo, hard problem); só renderia análise avulsa se ele quisesse contrastar o teísmo "meta-questões / dois livros" do físico com a estratégia usual da apologética analítica ou explorar o vínculo IA-consciência-livre-arbítrio que o vídeo apenas tangencia.

O que foi dito

  • O apresentador Samuel McKe (grafia incerta) apresenta os convidados, o físico Paul Hesler (grafia incerta) e o biofísico Simon Walker (grafia incerta), e enquadra o debate na tese da secularização do sociólogo Peter Berger (a legenda escreve “Burger”), lembrando que ela se cumpriu só em parte e que agora IA, robótica, engenharia genética e medicina personalizada abrem uma nova fronteira.
  • Simon, humanista e ateu, situa o declínio do cristianismo na Europa Ocidental nos últimos 150 anos, define humanismo como valorização de empatia, ciência e arte sem deuses, nota o ressurgimento de crenças pagãs e conclui que, mesmo sem religião formal, os humanos tendem psicologicamente a buscar algo maior, sobretudo em tempos de crise, projetando a própria agência no mundo.
  • Paul, cristão criado em família de físico que virou vigário, diz que a ciência que pratica nunca ameaçou sua fé; para ele fazer física é “pensar os pensamentos de Deus depois dele”, e a simplicidade e beleza matemática das leis levantam meta-questões (por que existem leis, por que são inteligíveis) que transcendem a própria ciência e não desaparecem com o avanço tecnológico.
  • Diante de autores como Yuval Noah Harari, Steven Pinker e Martin Rees (que veem a religião como útil evolutivamente mas dispensável), Simon adota um enquadramento evolutivo para a busca de sentido e defende que o “sobrenatural” vem sendo empurrado para fora dos modelos até sumir do seu, enquanto Paul contrapõe o problema da verdade: se somos apenas produtos determinados da evolução, por que confiar que nossos pensamentos alcançam a verdade.
  • O debate passa por livre-arbítrio e determinismo: Simon, como físico, não vê como a agência escapa de uma cadeia determinista rastreável até o Big Bang, mas Paul argumenta que a física moderna não é determinista (crescimento exponencial de imprecisão em colisões de bolas de bilhar, princípio da incerteza de Heisenberg, escala de Planck e formação de buracos negros abaixo dela).
  • Sobre IA e consciência, Simon levanta a hipótese de que o cérebro seja apenas um modelo preditivo como um LLM (linha de parte da neurociência), pondo em dúvida a intuição de livre-arbítrio; Paul responde que essa posição é autorrefutante e que a intuição de estar dizendo a verdade é forte demais para abandonar, ilustrando com a relatividade especial como caso raro em que a ciência derruba a intuição.
  • Nas perguntas da plateia, Paul defende que os fundamentos do cristianismo (Deus criador, o Filho encarnado, morto por nós, os credos antigos) não mudaram desde cedo e apela à imagem dos “dois livros” (a Escritura e o mundo); Simon sustenta que as religiões têm “forma humana” e cita a Bíblia usada tanto para abolir quanto para manter a escravidão nos EUA como prova de que os textos são abertos à interpretação.
  • Sobre consciência, Paul invoca o argumento de Roger Penrose (via teorema da incompletude de Gödel, o cérebro não seria um computador) e o argumento evolutivo contra o naturalismo de Alvin Plantinga (a legenda escreve “planting”), que reputa rigorosos e afins à sua intuição; Simon menciona o “problema difícil” da consciência e o pansiquismo, colocando-os no mesmo terreno das alegações religiosas, difíceis de provar “talvez por design”.
  • Na questão final sobre moral sem Deus, Simon concede que não é preciso fé para viver bem (e que gente de fé muitas vezes vive mal), mas Paul insiste na distinção entre as ações e o fundamento último (“meta-questões”) da moralidade: sem uma base, não vê por que não agir apenas conforme o próprio impulso.

Mais de Premier Unbelievable?

34 no radar
10/10Were Jesus's Birth Stories Meant as Legend or History? | Dr. Caleb Friedmanaprofundar: sim09/10Did Luke get his story from Mary?aprofundar: sim07/10Are the Christmas Stories Historically Reliable? | Caleb Friedemanaprofundar: sim06/10Is Christianity Making a Comeback? | Rev. Pat Allertonaprofundar: talvez04/10Can church councils be wrong? N.T. Wright on Scripture, creeds and authorityaprofundar: sim

todos os 34 vídeos de Premier Unbelievable? no radar →