a tese
Derek Lambert (MythVision) anuncia uma série de "debunk" contra o vídeo de sete horas em que Joe Schmid defende os milagres católicos, prometendo aplicar a mesma metodologia histórica que usou contra Craig Evans para mostrar por que não se convence.
aprofundar
não
É vídeo institucional de anúncio e pedido de engajamento, com apologética popular de baixa densidade (paralelos de deuses moribundos, swoon) que o Bruno já domina; não há exegese nem argumento novo que renda sessão.
O que foi dito
- Lambert abre comemorando a repercussão da sua resposta a Craig Evans (biblista de Atos) e diz que agora “volta” ao caso Joe Schmid, que teria “desistido do lado crítico” e passado a reconciliar tudo, milagres e argumentos filosóficos, para sustentar a nova fé católica.
- Psicanaliza Schmid à distância: atribui a conversão ao “amor-bombardeio” e ao apoio da família, que por dez anos o via como caso perdido e agora o reacolhe; reconhece que está especulando, mas diz que não o surpreenderia.
- Promete uma série de pelo menos cinco partes tocando clipes do vídeo de Schmid e respondendo com pesquisa histórica, pedindo insistentemente engajamento (curtir, comentar, compartilhar) como condição para levar o projeto adiante.
- Reafirma sua posição sobre a ressurreição: considera a hipótese do desmaio (swoon) “infinitamente mais provável” que uma ressurreição corporal após três dias, e diz que a ressurreição é para ele a explicação menos provável.
- Insiste na leitura literária/mitológica: cita Asclépio (morto por Zeus por ressuscitar gente e tirá-la do Hades) e Héracles (revivido pelo cheiro de uma codorna) como paralelos de deuses que morrem e voltam, material que julga anterior ao Novo Testamento.
- Rebate o movimento apologético clássico do “mas Osíris vai para o submundo”: responde que Jesus também “vai para o céu” com o corpo temporariamente aqui, e pergunta por que não teria ficado para instaurar seu trono na terra de forma verificável.
- Alude, sem nomear, a René Girard (bode expiatório, mimese) e a C.S. Lewis (“mito verdadeiro/histórico”), dizendo não se convencer de que a semelhança com os mitos prove a historicidade do caso cristão.
- Volta à acusação de “espantalho” contra Craig Evans no ponto de José de Arimateia: Lambert argumenta que Evans nunca concedeu ser razoável duvidar da existência de José, apenas disse “se ele não existisse”, e que por trás disso o apologeta continua tratando tudo como história dada.
- Fecha divulgando quatro documentários em edição e três em narração no canal, convidando o público a propor produções, e enquadrando o trabalho como defesa da educação histórica contra o fundamentalismo (que diz existir também em campos não crentes).