a tese
Matheus Fugita argumenta que perder um debate, quando se busca a verdade e não o prestígio, costuma ser mais proveitoso que ganhá-lo, porque expõe o erro e permite progredir.
aprofundar
talvez
Curto e sem tese teológica original, mas os casos Anscombe-Lewis e Abelardo e a ética do debatedor conversam com seu interesse em filosofia da religião e formação intelectual.
O que foi dito
- Critica a ideia comum de que o valor de um debate está em derrotar o outro e ganhar prestígio social, e propõe que o bom debate serve para testar ideias.
- Reconta o encontro de Elizabeth Anscombe com C. S. Lewis no Clube Socrático de Oxford (1948) sobre o argumento do capítulo 3 de “Miracles” (autorrefutação do naturalismo); nega a lenda da humilhação e mostra que Lewis apenas reconheceu e corrigiu a terminologia nas edições seguintes, saindo ganhando.
- Usa Pedro Abelardo contra seu mestre Guilherme de Champeaux na controvérsia dos universais: mesmo tendo só o relato autobiográfico e provavelmente exagerado de Abelardo, o ponto é que o professor mudou de posição e se beneficiou de perder.
- Defende que mudar de ideia num debate deveria ser possível e é sinal de virtude, não de vergonha, e que a vaidade é o que trava isso; confundimos quem somos com aquilo que defendemos.
- Fecha com relato pessoal: adolescente treinado em lógica formal e transcrição de debates de William Lane Craig, foi “derrotado” pelo mentor Anderson, mais experiente na vivência do debate, e por não ser vaidoso pediu para aprender com ele (responder só o perguntado, poucos argumentos, rebuttal curto).
- Conselho final: percam debates, preparados mas sem medo de mudar de ideia, seguindo a verdade e não o orgulho.